terça-feira, 9 de março de 2010

Praticando esportes no final de semana

Controle remoto, automóvel, computador e fast food. O homem moderno inventou diversos instrumentos para facilitar sua vida e diminuir o tempo gasto fazendo alguma ação. Porém, se o conforto do homem moderno é grande, também é significativa a falta de exercícios que ele pratica na sua rotina e, conseqüentemente, doenças relacionadas ao sedentarismo e má alimentação.




Uma pesquisa do Ministério da Saúde de 2007 apontou que somente 15,5% dos brasileiros costumam fazer pelo menos 30 minutos diários de atividade física leve ou moderada em cinco ou mais dias da semana. O cansaço do trabalho somado a preguiça e a falta de tempo pode ser apontada como uma das desculpas mais utilizadas por quem não pratica exercícios durante a semana. Sábado e domingo, então, é a escolha para quem resolve “entrar em forma”. E são nesses casos que o cuidados também devem ser redobrados.



Segundo o professor coordenador da clínica universitária de fisioterapia da UniSantos, Álvaro Francisco Ferreira Neto, os chamados ‘atletas de final de semana’ estão sujeitos a muitas lesões. “É a atividade física mais lesiva porque ele não está condicionado, está desprovido fisicamente”, afirma Ferreira Neto.



Para evitar que o futebol com os amigos no final de semana ou a caminhada na praia passe de um momento de lazer saudável para uma série de atormentadoras contusões, Ferreira Neto recomenda um acompanhamento de um fisioterapeuta para a prevenção de lesões e condicionamento físico.



Praticar exercícios é importante e necessário, mas ter uma rotina de sedentarismo e “se matar” na atividade física de vez em quando não é a solução. Como tudo na vida, isso deve ser feito com moderação e regularidade.

Texo publicado por Milcia Escobar


Marcella Martins

0 comentários:

Postar um comentário