sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Por trás da Cadeia Velha de Santos


Poucos conhecem sua história e o que representa para a Cidade. Fundada no ano de 1839, a Cadeia Velha de Santos, também conhecida como Casa de Câmara e Cadeia, demorou cerca de 30 anos para ser concluída.

E, antes mesmo de ter suas obras finalizadas, no ano de 1869, o prédio sofreu várias ocupações servindo até de quartel para as tropas brasileiras que partiram para a guerra do Paraguai. O local também já abrigou o Fórum, o Tribunal do Júri e as três varas existentes (civil, criminal e comercial), além do Conselho Municipal de Recursos.

Foi no ano de 1870 que se instalou no andar térreo do edifício a Cadeia de Santos. O local contava com oito prisões e funcionou como cadeia por mais de 80 anos.

Em 1956, a cadeia foi desativada devido a superlotação das celas. Com capacidade para 80 detentos o local já contava com uma ocupação de 300 detidos.
A Cadeia Velha foi palco de importantes movimentos, como a proclamação da primeira Constituição Municipal, em 25 de novembro de 1894.

Em 1959, o local foi tombado e o Governo do Estado pretendia transformá-lo no Museu Histórico e Pedagógico dos Andradas. Em 1994, o prédio passou a ser sede da Oficina Cultural Regional Pagu, para cursos de formação cultural a população.

A Cadeia Velha de Santos fica localizada na praça dos Andradas, s/nº no centro de Santos. Funciona de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas e tem entrada franca.


Por Ana Cláudia Kabbach
Publicado no Mural do Centro/2009

0 comentários:

Postar um comentário