sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Más condições de moradia e falta de recursos:

                                                                                                
Crianças são as maiores vítimas, foi uma das retrancas do jornal Mural de setembro/2009, que  teve como enfoque a saúde dos moradores do Centro de Santos, principalmente dos cortiços.

Por Cássio Freitas

As crianças que moram no Centro sofrem, principalmente, de infecções respiratórias como tuberculose e pneumonia, segundo um dos agentes de saúde que atendem a região. Devido à má  alimentação, as crianças também estão sujeiras à anemia.
 

O médico pneumologista Sérgio Afonso Prado explica que algumas doenças respiratórias na infância são importantes para que a criança adquira resistência ao vírus. Porém, o acúmulo de sujeira e umidade fazemcom que as viroses se tornem fortes. Fumaça de cigarro em ambientes que não possuem ventilação, como nos cortiços, e poluição, também contribuem para a incidência de asma e rinite.


Além da falta de estrutura, o Centro é uma área com muitos problemas sociais. Muitas crianças, por necessidade, começam a trabalhar cedo, deixando a escola e a saúde em segundo plano. A psicóloga Gisela Vasconcelos explica que crescere compartilhar ambientes com alta rotatividade de pessoas pode acarretar consequências negativas.

0 comentários:

Postar um comentário