sábado, 27 de fevereiro de 2010

ONG MOSTRA CULTURA BRASILEIRA NA FRANÇA

A ONG Abrasoffa (Associação Brasileira dos Organizadores de Festivais de Folclore e Artes Populares) irá para a França, na próxima quarta-feira, organizar os projetos de educação 'Paz na ponta do giz' e 'Voando pela paz'. Os principais temas discutidos serão a Não Violência, Cultura da Paz, Direitoos Humanos e Povos Indígenas. O objetivo é obter aprovação dos órgãos oficiais para a ONG poder participar do 1º Congresso Mundial nas Américas, que acontece de 10 a 15 de agosto de 2009. 

Fundada em 1992, em Santos, como entidade não governamental, sem fins lucrativos, a Abrasoffa é filiada e representante oficial da IOV (Organização Internacional de Artes Populares). Segundo a vice-presidente e também fundadora, Helena Lourenço, é a segunda vez que o grupo vai para a França divulgar projetos educativos.

De acordo com Helena, essas viagens são importantes para mostrar à população estrangeira o quanto é fundamental a arte no Brasil. A ONG também realiza várias atividades para o melhor desempenho dos voluntários para que participem dos eventos internacionais. São 68 voluntários entre representantes da Baixada Santista e de outras cidades do Brasil. Essas atividades estão relacionadas desde aprender a arrumar mesas até a falar outras línguas, para um melhor desempenho diante outras pessoas.

Além desses projetos, a ONG também desenvolve festivais, sendo que o mais importante é o Circuito B:rasil Fest in Folk. A 1ª edição foi em 1987, com o apoio institucional do Ministério da Cultura. Esse festival funciona até hoje e promove atividades ligadas a cultura. Esse ano, o Circuito contou com a participação de 76 grupos estrangeiros, totalizando mais de 1.600 pessoas.

Para quem quiser se tornar um voluntário é necessário se inscrever no site http://www.abrasoffa.org.br/. A sede da ONG fica na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves,476, no bairro da Encruzilhada, em Santos.

Matéria publicada no jornal laboratorial Agência Facos, em 18.05.2008, por Aline Branco.

Postado por Aline Branco

0 comentários:

Postar um comentário