sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Morte de estudante deu início ao 68 brasileiro

Um passeio pela história do movimento estudantil resgatou mobilizações ocorridas no auge da repressão política vivida no Brasil nos anos duros anos da ditadura militar, mas também falou do auge da criação musical da qual fez parte o tropicalismo. O texto a seguir foi publicado no jornal Agência Facos, edição especial, de 28/03/2008.
Por José Ricardo B. Filho
O "68 brasileiro" começou após a morte do estudante Édson Luís, assassinado pela Polícia Militar do Rio de Janeiro. Segundo o vereador santista e historiador Reinaldo Martins, o governo militar viu "A Passeata dos 100 mil" ocorrida na capital carioca como uma afronta ao seu poder.

O movimento, no entanto, foi diferente do original na França e o dos Estados Unidos. Aqui havia uma ligação maior com a política do que nestes países. No exterior, os estudantes se juntavam para lutar pelos direitos das mulheres, dos negros e dos homossexuais. O Brasil passou pelo mesmo processo, mas havia o desejo maior de mudar a estrutura política do país.

Reinaldo Martins, afirma, no entanto, que a maioria dos líderes esquerdistas não buscava uma democracia, mas sim uma ditadura proletária. Estas rebeliões, porém, terminaram em fracasso, pelo menos em termos políticos, com o surgimento do AI-5 (Ato Institucional Número Cinco).
Santos também foi atingida por estas rebeliões, chegando a haver passeatas estudantis, a cidade porém foi a mais atingida do país pelo golpe de 64, sofrendo maior controle por parte dos militares, segundo o vereador.

De acordo com a matéria sobre os 40 anos de "Maio de 68", publicada pelo site da Revista Época, apesar de não terem conquistado seu objetivo político, as revoluções de 68 marcaram a sociedade em termos de comportamento. O Brasil, diferentemente de outros países, não teve muita força em termos de revoluções comportamentais, mas houve mudanças significativas, principalmente por parte da cultura com movimentos que se popularizaram, entre eles, o tropicalismo, liderado pelos músicos Caetano Veloso, Nara Leão e Gilberto Gil. A ousadia musical do estilo era vista como uma agressão aos conservadores.

Esta época foi marcada por diversos movimentos e rebeliões, todas em busca de mudar o conservadorismo da sociedade, mas é importante ressaltar que movimentos comportamentais e políticos se confundiam, não necessariamente dividiam o mesmo ideal.

Os movimentos comportamentais aconteciam por influência principalmente norte-americana. Já os movimentos políticos em busca da democracia vinham desde que os militares assumiram o poderem 1964 e foram apenas impulsionados pelo mesmo ideal de revolução que surgiu na França em 68.

0 comentários:

Postar um comentário