sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Falta de visão histórica produz ações violentas

A ex-aluna do curso de Jornalismo, turma 2007, integrou a equipe que pautou a edição  especial do jornal Agência Facos de  06/06/2008, que retratou "Todas as faces da Violência".
 


Por Gisele Nakayama

A violência urbana ocorre porque "o homem não consegue ver sentido na história. Ele não se sente responsável por isso, pelo futuro da sociedade". É o que explica a antropóloga e professora Edna Gobetti Vieira Coelho. Ela aponta que o ser humano está perdendo a sua referência histórica porque como desconhece os acontecimentos passados que foram responsáveis pela construção da sociedade de hoje, ele não tem a consciência de que é um agente da história.

Outros fatores, segundo Edna, são a desigualdade, injustiças sociais e o Estado corrupto que se fortalece com a impunidade. "A responsabilidade é do Estado, porque administra mal a infra-estrutura da sociedade", diz o professor Marcus Vinícius Batista, professor da UniSantos. "O rico pode ser preso, mas não recebe a punição adequada, enquanto que os pobres recebem uma pena mais dura. Isso dá um sentimento de impunidade".

Batista questiona o papel da mídia na divulgação de notícias a respeito da violência urbana. As pessoas comentam o horror de sempre verem em jornais casos de assassinatos bárbaros, entre outros crimes graves, e que apenas alguns acabam se tornando casos de "comoção" geral. "Há, realmente, um exagero na divulgação de notícias do gênero. Às vezes, elege-se um dos casos e gastam saliva e tinta por muito tempo, somente falando desse caso. Geralmente sobre a violência na classe média, como se não existisse violência nela", comenta o professor.

A escola também tem a sua responsabilidade na educação da nova geração, comenta Edna Gobetti. É necessário ensinar a argumentar e criticar as informações que chegam até ela. A mídia provoca um estado de inércia, de paralisação. Então, nas escolas deveriam ensinar como analisar o discurso da mídia.

0 comentários:

Postar um comentário