sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Cidadania precisa ser conquistada

O interesse pela cidadania levou a aluna a buscar sociólogo do Fórum da Cidadania para pautar o jornal Agência Facos. A matéria foi publicada em 06/06/2008.

Por Bruna Romão


A cidadania é inerente à condição humana. É preciso conquistá-la. Quem afirma é o sociólogo e assessor técnico do Fórum da Cidadania, Célio Nori. "Esta conquista é sempre árdua e, não raro, ela não se viabiliza. Quanto mais o indivíduo se afasta das características de uma certa padronização, mais terá violentada a sua condição de cidadão", afirma.

O sociólogo acredita em mudanças lentas. "Ao reconhecer este contexto opressivo e violento em relação ao cidadão, não se está admitindo um quadro imutável e fatalista. A própria História, está em seus processos dinâmicos e dialéticos, deixa claro que os acontecimentos e situações são imutáveis, muito embora mudanças e transformações sociais se dêem de forma imediata, contínua e retilínea", acrescenta.

A violência é um círculo vicioso que precisa ser mudado. A mudança seria a conquista de uma cidadania plena, ativa e solidária para todos. Muitos, ainda que de maneira dispersa estão mobilizados para este objetivo. Cumpre integrá-los e dotá-los de organicidade e eficácia.

0 comentários:

Postar um comentário