sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Desenvolvimento Econômico e o Meio Ambiente

O texto a seguir foi publicado no jornal Agência Facos, 06/06/2008



Por Cássio Freitas

A violência contra o Meio Ambiente ocorre quando o homem apropria-se dos recursos naturais de maneira incoerente e descontrolada. Em Santos, esse processo de agressão é antigo. O desenvolvimento da Cidade foi marcado pelo total desinteresse em relação à preservação do meio ambiente.

As cidades portuárias, com o passar do tempo, vão se transformando em grandes centros de atividades econômicas e com isso o ambiente acaba sofrendo uma mudança radical. É economicamente viável que Santos concentre os mais diversos tipos de atividades como o porto e estradas para acesso aos pólos industriais.

A aglomeração industrial fez com que o litoral recebesse um grande fluxo migratório de várias partes do país. As cidades não possuíam infraestrutura para atender esse contigente populacional. Com isso as pessoas mais pobres, que não tinham condições de morar nacidade, acabaram ocupando as periferias e construindo casas em áreas cada vez mais afastadas sem nenhuma preocupação com os manguezais, até mesmo pela condição financeira. 

Essa situação ocorre ainda hoje, o estuário de Santos e São Vicente é exemplo de uma violência coletiva contra o meio amtiente. "Esse tipo de desenvolvimento não só agride ao meio ambiente, como também o bem estar das pessoas, visa o lucro e os benefícios dos que tem alto poder aquisitivo, conclui o sociólogo e doutor em Saúde Ambiental, Ícaro Cunha.

0 comentários:

Postar um comentário