sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Cooperativa faz lixo se transformar em mobilia

Texto publicado no jornal Agência Facos de 24/10/2008. No ano anterior, a disciplina Realidade Regional, ministrada pela professora Ivani Ribeiro da Silva motivou os alunos Cássio Freitas, Cidinha Santos e José Ricardo a conhecer Santa Cruz dos Navegantes, em Guarujá. Lá descobriram uma associação de mulheres que, preocupadas com o meio ambiente, resolveram coletar e trabalhar com as garrafas PET's. A mãe da autora da matéria, moradora do lugar,  acompanhou o grupo aos lugares necessários para o trabalho.

Por Paula Moreira de Oliveira

A cooperativa Cooperilha, formada por moradoras de Santa Cruz dos Navegantes,em Guarujá, trabalha de forma diferente.
Retira o lixo das ruas e manguezais e transforma o material em mobília e objetos ecológicos como flores, sofás e pufes, tudo é feito de garrafas PET.
A idéia demontar a cooperativa foi da dona-de-casa Nazaré dos Santos, que recolhia lixo reciclável de porta em porta.
Os moradores levam garrafas, papelão e caixas de leite à sede da entidade, e juntam pontos para trocar por móveis PET. A Cooperilha realiza coleta seletiva toda quarta-feira.
O dinheiro arrecadado com a venda dos produtos é utilizado para a compra de materiais para fazernovos produtos e o restante é dividido entre as artesãs.
O preço dos produtos é bastante acessível à comunidade.
A cooperilha ganhou o 1° prênio Casa Planeta 2008, na categoria Ação Social.
A cooperativa têm outros planos. Planeja fazer hortas verticais dentro de tambores de plástico que ficarão nas suas casas. Além de separar o lixo reciclável, a comunidade passará a separar também o lixo orgânico, que será usado como adubo.

0 comentários:

Postar um comentário