sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Comunicação e Consciência Ambiental


A matéria a seguir foi produzida durante a Jornada de Comunicação e Artes, publicada em edição especial do jornal Agência Facos, 26 a 30 de maio de 2008.

Por Cássio Freitas

 A comunicação é um fator imprescindível na articulação da sociedade e reflete nos modelos de comportamento e consumo. O Meio Ambiente deve ser colocado como um tema diretamente ligado ao cotidiano das pessoas. Esse foi o principal tópico levantado na Jornada de Comunicação e Artes, durante a palestra Jornalismo Ambiental, que ressaltou a importância da Mata Atlântica e das Zonas Costeiras no equilíbrio ambiental.
A preservação do Meio Ambiente e o desenvolvimento sustentável são hoje, temas discutidos pela sociedade de uma maneira geral. Ocorre que esse tema fica restrito por falta de conhecimento, até mesmo dos jornalistas, as diferentes formações técnicas e culturais das pessoas. Essa discussão deve ser levada a todas as camadas sociais para que o tema seja visto de uma maneira total e sem nenhum tipo de limitação.
A cobertura jornalística sobre o assunto, de acordo com a jornalista Luz Fernandes, representante do Núcleo de Jornalismo Ambiental, ainda se limita apenas cobrir catástrofes, de forma "pontual", a maioria dos jornais não aprofunda nem contextualiza o assunto. "Os jornalistas precisam incluir a preocupação com o Meio Ambiente nas pautas, para que possa acontecer alguma interferência sócio-ambiental na realidade", conclui Luz.

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