terça-feira, 13 de abril de 2010

Olhar o cotidiano

A primeira edição do jornal Entrevista deu o que falar por suas matérias críticas e polêmicas. Confira o editorial completo desta primeira edição escrito por Natasha Guerrize.

O escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe é autor de uma frase que pode traduzir as matérias da edição de março 2010 do ENTREVISTA: “Pensar é mais interessante do que saber, mas menos interessante do que olhar”.

Exercitar a visão jornalística é mais difícil. A tendência de seguir o que se pauta na grande mídia é como praticar o senso comum. Ao mesmo tempo, parece cauteloso. Entretanto, os repórteres desta edição conseguiram dois feitos: A primeira foi mostrar um lugar incomum (porém sensato). A segunda foi separar prudência de oportunidade em garimpar bons assuntos.

O resultado foi a composição de uma edição ousada. A começar pela matéria principal. No calor do boom imobiliário em Santos. O sujeito da frase “Mais um empreendimento imobiliário feito para você” deixa de ser os novos edifícios e as construtoras. Agora são os trabalhadores que pertencem ao recurso dessa oração principal. E eles estão comprometidos, em função da fragilidade da segurança no trabalho.

Na editoria de Esportes, o outro lado dos grandes eventos desportivos sediados em Santos, como o Triatlo. E uma exclusividade do alçapão alvinegro: o ex-presidente do Santos FC, Marcelo Teixeira, aceitou receber a reportagem do ENTREVISTA para falar sobre o clube, os dez anos de gestão (2000-2009) e o atual momento da carreira desde que perdeu as eleições do biênio 2010-2012 para o atual presidente Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro. Teixeira não concedeu nenhuma entrevista desde a sua saída.

Esses são alguns exemplos das informações que o leitor pode encontrar. E o bom olhar faz parte de um dinamismo infinito – começa por quem apura, mas só é válida se for seguida pelos leitores, que buscam no jornalismo o canal necessário para saber atuar na sociedade com dignidade e respeito.

0 comentários:

Postar um comentário