terça-feira, 20 de abril de 2010

Deu bode no bar

O bar do Bode se tornou uma tradição no morro do Monte Serrat. O jornal Mural dos Morros publicou na edição de maio de 2009 uma matéria contando as peculiaridades deste famoso bar de Santos.

Veja matéria completa e todas as fotos tiradas no bar

Deu bode no bar
Juliana Fernandes
É o bar da Fátima, mas também é conhecido como bar do Seu João Gomes. E Para os turistas, bar do Bode. O estabelecimento mais antigo do Monte Serrat na verdade não tem nome. Cada um chama como quer. E tem fama por ter um bode como principal “cliente”.


O bode Rouxinol é uma das principais atrações do bar. Há 8 anos os moradores compraram o animal para fazer uma buchada, mas, alguns vizinhos ficaram comovidos com o destino do bode e acabaram fazendo uma “vaquinha” para comprar Rouxinol. Desde então, ele vive em um quintal nas dependências do bar e é tratado por Fátima Gomes, a dona, que tem a ajuda dos vizinhos.
Aos domingos e em dias de jogos de futebol, o movimento do bar aumenta, para a alegria de Rouxinol, que além de se alimentar de galhos, folhas, papéis e cartazes, também recebe carinho e agrado de todos.

Mas não é somente Rouxinol que chama a atenção. O bar é o mais antigo do Monte Serrat. “Ele era do meu avô, João Gomes Faria, que passou para o meu pai, que tinha o mesmo nome. Agora eu o herdei”, conta Fátima. A data de construção do bar é incerta, mas a caixa d’água, que é original desde a fundação, registra o ano de 1903.

Localizado na metade da subida do morro, próximo à VI estação da Via Sacra, o bar oferece salgados e petiscos aos clientes, mas, a cerveja e a tradicional cachaça ainda são as mais pedidas.





0 comentários:

Postar um comentário