terça-feira, 20 de abril de 2010

Crítica de filme: Coração Valente

O primeiro épico sangrento de Mel Gibson




"Coração Valente" (Braveheart) é um drama de 1995, dirigido por Mel Gibson, baseado em fatos históricos do final do século XIII, quando a Escócia vivia sob as ordens do rei inglês Eduardo I.



O filme, que a príncípio tem o objetivo de narrar o desejo escocês de conquistar a independência da Inglaterra, tem seu ponto alto quando os exércitos rivais se enfrentam em batalhas sangrentas. A história ganha impulso depois que o guerreiro William Wallace perde a esposa, Murron, assassinada na noite de núpcias por soldados ingleses e resolve fazer vingança com as próprias mãos.



Mel Gibson já havia dirigido o filme "O Homem Sem Face", em 1993. Porém, a produção não arrancou muitos suspiros do publico e ficou pouco conhecida.



"Coração Valente" é o oposto de sua produção anterior. Recheado de efeitos especiais e com uma megaprodução, o longa está entre as melhores obras produzidas na década de 90. No ano de 1996, o filme conquistou cinco estatuetas no Oscar. Os prêmios de mais destaque foram os de Melhor Filme e Direção. Completando a lista de prêmios, "Coração Valente" recebeu os Oscars de Melhor Edição de Som, Fotografia e Maquiagem.



Além das marcantes batalhas campais entre ingleses e escoceses, o filme conta com uma ótima trilha musical. Sob a regência de Lon Bender e Per Hallberg, o filme conquistou o Oscar de Melhor Edição de Som e foi indicado entre os filmes de melhor trilha sonora em 1996.



Mel Gibson teve uma atuação impecável como protagonista do guerreiro Wallace e merecia ter conquistado o Oscar de melhor ator daquele ano. Porém, Nicolas Cage, com sua atuação em "Despedida em Las Vegas" (Leaving Las Vegas), foi quem conquistou o prêmio. Injustamente, Gibson não foi indicado para esta categoria.



"Coração Valente" mostra o lado guerreiro de Wallace, que após ver seus pais serem assassinados pelo exército inglês, é criado pelo tio, longe da sua terra natal. Anos mais tarde, volta à Escócia e lidera um grupo de camponeses na árdua luta pela independência da nação.



A intenção de Mel Gibson, que além de diretor interpreta o guerreiro Wallace, é mostrar os dias de combate na batalha de Stirling Bridge, e contar a história do herói que liderou os camponeses no nascimento do Estado escocês.



Como diretor, Gibson voltou a fazer sucesso com o filme "A Paixão de Cristo" em 2004. Porém, a produção não obteve os mesmos prêmios que a biografia de William Wallace. No ano de 2007, Gibson dirigiu "Apocalypto". Mais uma vez, o filme não atingiu o sucesso de suas produções anteriores.



A obra é perfeita para os adoradores de filmes de ação, romance e drama. O filme é um épico de 177 minutos e tem em seu elenco, além de Gibson, Catherine McCormack, Patrick McGoohan e

Sophie Marceau.

Bruno Lima

0 comentários:

Postar um comentário