segunda-feira, 8 de março de 2010

Wikipédia é confiável?


A enciclopédia virtual Wikipedia é acessada por estudantes como forma de pesquisa de diversos temas. A revista britânica Nature publicou um artigo afirmando que a Wikipédia seria “quase” tão precisa quanto a Enciclopédia Britânica. Os erros que o site pode ter, a enciclopédia também não está livre.

Trecho da matéria escrita por Marcus Lellis no hipertexto

>>Jimmy Wales, co-fundador da Wikipédia, alerta sobre o risco de erro para os universitários que utilizam o site para pesquisas. Não são poucos os e-mails que ele recebe de estudantes que tiraram notas baixas devido às informações erradas usadas em trabalhos. E o fundador do site diz que a culpa é dos alunos por não terem checado as informações.
É nesse ponto em que se baseia Sylvia Bittencourt, professora do curso de Letras da UniSantos. Ela afirma que não deve ser feita uma pesquisa unilateral. “Você pode usar a Wikipédia, sim, após ter checado outras fontes. Dessa forma, é possível saber se aquela informação da Internet é ou não verdadeira”.
A professora explica que a maioria das pessoas procura um assunto sem ter informação sobre ele. Por isso, quando vê um verbete da Wikipédia, tende a acreditar que aquilo é verdade. “É preciso ter senso crítico quando se lê um texto. Informações erradas você pode achar tanto na Wikipédia quanto no jornal diário”, diz Sylvia. “A Wikipédia é tão suspeita quanto bula de remédio”.

---

O assunto é de intersse não só dos alunos como também dos pais e professores que devem sempre lembrar que a pesquisa precisa ser checada por mais de uma fonte.


Por Daphine Machado

0 comentários:

Postar um comentário