segunda-feira, 8 de março de 2010

Enade avalia estudantes

Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Desde 1996, nenhum aluno de curso universitário se gradua sem passar por esse teste, aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação.


Todo universitário é obrigado a fazer a prova – ao final do primeiro ano, e ao final do último ano do curso. Este é a primeira vez que o sistema de avaliação funciona desta maneira. Nos anos anteriores, o exame foi realizado por amostragem, com base em seleção de alunos feita pelo Inep.

O objetivo é acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos no currículo do respectivo curso de graduação. A avaliação leva em conta um questionário socioeconômico, preenchido pela internet. Além do questionário, há a prova, que é feita em duas partes: a primeira de conhecimentos gerais e a segunda de conhecimentos específicos.

Este ano, as provas serão aplicadas no dia 8 de novembro, em todo o Brasil. Serão avaliadas as áreas de Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Estatística, Música, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo e os Cursos Superiores de Tecnologia de Moda, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Turismo, Gestão Financeira, Marketing e Processos Gerenciais.

Matéria de Xenda Amici

>> Os coordenadores das Universidades Unisantos (Santos) e Don Domênico (Guarujá) falam sua opinião no site do Hipertexto

Por Daphine Machado

0 comentários:

Postar um comentário