quarta-feira, 10 de março de 2010

O filme Herói


Ficha Técnica
Título Original: Hero (EUA); Ying Xiong (China)
Gênero: Aventura
Duração: 96 min
Ano: China/2002; EUA/2004; Brasil/2005
Distribuição: Buena Vista
Direção: Zhang Yimou
Site Oficial: EUA,
www.miramax.com/hero/
China, http://www.herothemovie.com/


Bem avaliado pela crítica recebeu indicação ao Globo de Ouro e ao Oscar, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Ganhou o Prêmio Alfred Bauer, no Festival de Berlim. Foi exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial, no Festival do Rio 2004. O filme pode ser encontrado na locadora na Paradiso , Rua Joaquim Nabuco, 60.


Por Cidinha Santos

A surpresa vem com a sucessão infinda de cores e coreografias que variam conforme o desenvolvimento do enredo.
A coragem e a busca pelo alcance do ideal de libertação do povo são, poeticamente, inseridas na narrativa que utiliza, dos efeitos especiais e da tecnologia para trabalhar as imagens e as cores que demonstram, principalmente, a passagem do tempo.
O figurino se confunde com as cores e com a paisagem, transformando-se em mais um elemento de informação que, unidos à palavra, dialogam em seus significados: o vermelho representando a paixão, o azul relacionado ao amor, o verde se referindo à juventude e o preto significando morte.
A força principal não é aquela contida na espada, arma utilizada pelos bravos guerreiros, mas pelo diálogo que, contido na palavra, invoca a imaginação de quem assiste ao filme.
As cenas das lutas são fortes e, ao mesmo tempo suaves. O erotismo e a morte surgem no contexto sem causar impacto, apenas complementando a idéia da narrativa.
Com tanto movimento de guerra e morte seria previsível que houvesse muito sangue, no entanto não é essa a pretensão do diretor Zhang Yimou. O sangue aparece sutil, assim como as poucas cenas eróticas.
O diretor parece querer demonstrar a força do diálogo, da palavra que, quando bem utilizada, pode ser comparada a uma espada afiada e mortal.

0 comentários:

Postar um comentário