Uma pesquisa do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) com 25 ovos de Páscoa direcionados para crianças encontrou a oferta de brindes ligados a personagens infantis em 20 deles. A coleta foi feita em março, em supermercados de São Paulo.
Para o gerente de testes e pesquisas do Idec, Marcos Pó, os brinquedos dentro dos ovos dificultam os esforços dos pais na educação alimentar dos filhos. “Vários desses brindes são colecionáveis. É um apelo para que o pai compre mais produtos”, diz.
O Idec também vê problemas no uso de personagens de filmes e desenhos animados nas embalagens dos ovos por parte de multinacionais, como Nestlé e Kraft, que assinaram acordos internacionais para não fazer publicidade com esse recurso. “Nós entendemos a embalagem como publicidade também”, diz Pó. As empresas responderam ao Idec que cumprem a legislação e que restringem a publicidade para crianças, mas não comentaram as embalagens.
Os rótulos também são alvo de críticas do instituto, porque não mostram os valores nutricionais com base em uma dieta infantil. A referência usada é o padrão adulto. As empresas não são obrigadas por lei a adequar as informações para crianças, mas, para o Idec, isso seria “desejável”. O instituto alerta para as gorduras saturadas nos chocolates. A porção de 25 g tem um terço da quantidade recomendada para crianças para um dia, segundo o Idec.
FONTE: FOLHA DE SÃO PAULO
>> Confira na matéria de Nathália Geraldo, publicada no Agência Facos de 2008, a importância dos brindes nos ovos de Páscoa.
Para o gerente de testes e pesquisas do Idec, Marcos Pó, os brinquedos dentro dos ovos dificultam os esforços dos pais na educação alimentar dos filhos. “Vários desses brindes são colecionáveis. É um apelo para que o pai compre mais produtos”, diz.
O Idec também vê problemas no uso de personagens de filmes e desenhos animados nas embalagens dos ovos por parte de multinacionais, como Nestlé e Kraft, que assinaram acordos internacionais para não fazer publicidade com esse recurso. “Nós entendemos a embalagem como publicidade também”, diz Pó. As empresas responderam ao Idec que cumprem a legislação e que restringem a publicidade para crianças, mas não comentaram as embalagens.
Os rótulos também são alvo de críticas do instituto, porque não mostram os valores nutricionais com base em uma dieta infantil. A referência usada é o padrão adulto. As empresas não são obrigadas por lei a adequar as informações para crianças, mas, para o Idec, isso seria “desejável”. O instituto alerta para as gorduras saturadas nos chocolates. A porção de 25 g tem um terço da quantidade recomendada para crianças para um dia, segundo o Idec.
FONTE: FOLHA DE SÃO PAULO
>> Confira na matéria de Nathália Geraldo, publicada no Agência Facos de 2008, a importância dos brindes nos ovos de Páscoa.
0 comentários:
Postar um comentário