sexta-feira, 16 de abril de 2010

Praça Mauá: Bonita e perigosa

Comparada com outras do Centro, a Praça Mauá se destaca por seus aparentes contrastes. Com uma maior movimentação de pedestres e mais estabelecimentos comerciais, ela é o principal ponto de parada do Bonde Turístico, e também a única a possuir banheiro público, lixeiras e vigias da Guarda Municipal.

Só que esses equipamentos também são motivos de reclamações. Comerciantes alegam que o banheiro público subterrâneo é o principal foco de assaltos, além de ser o ponto de encontro para usuários de craque. À noite, a falta de iluminação também propicia abordagens, tornando as pessoas que esperam os ônibus, os principais alvos.

Aos sábados, quando a Prefeitura não abre, e o movimento diminui, a ameaça aumenta e os comerciantes se vêem obrigados a fechar as portas mais cedo. O gerente de uma drogaria, Mario Massola, conta que os furtos à loja já não são mais às escondidas. “A maioria entra, pega o que quer e, em forma de ameaça, diz que está levando o produto”.

O secretário de Segurança de Santos, Renato Perrenoud, admitiu não ter guardas e tecnologia suficientes, mas negou as críticas. De acordo com ele, não há usuários de droga nos banheiros públicos e a praça é segura. A Prefeitura, diz Perrenoud, trabalha com o monitoramento feito por câmeras 24 horas por dia. Ele afirma que são disponibilizadas várias formas de denúncia para o cidadão e que, enquanto a população não tiver uma “consciência de cidadania”, o trabalho da polícia será prejudicado.

Matéria publicada no Mural do Centro

0 comentários:

Postar um comentário