quinta-feira, 11 de março de 2010

Ciganas lêem a sorte no centro de Santos

O Agência Facos de 2008 publicou matéria sobre o povo cigano. Na época, havia dezenas de ciganas na praça Mauá lendo a mão de quem passava por ali, o que incomodava alguns e agradava a outros.

A repórter do Agência foi até o local conferir de perto o que acontecia.

Parte da matéria segue abaixo:

Quem atravessar a praça Mauá, no Centro de Santos, dificilmente, deixará de ser abordado por alguma cigana, afim de ler sua sorte, em troca de dinheiro.
O "Buena Dita", ou, o dia em que as ciganas resolvem sair às ruas para adivinhar o futuro das pessoas, faz parte da tradição desse povo, assim como também é uma forma de conseguirem dinheiro.
O fato de estarem nas praças, abordando pessoas, tem incomodado muitos lojistas. Alguns tentam afastá-las da frente do local. Mas, se algumas pessoas têm medo, também há as que se interessam em conversar com as ciganas, para saber o que o futuro lhes reserva. Este é o caso da professora Helena Moreira Sales, que acredita na quiromancia e considera um trabalho incomum, porém muitíssimo interessante. " Não que se possa acreditar em tudo que dizem, mas muitas delas já me fizeram tomar iniciativas muito acertadas. Se não é verdade, ao menos, me incentivaram e encorajaram", revela.

A matéria na íntegra está no Agência Facos, setembro de 2008, publicado por Rachel Munhoz.

Postado por: Kátia Alves

0 comentários:

Postar um comentário