terça-feira, 2 de março de 2010

Brasil já é o terceiro em voluntariado

A situação do meio ambiente está crítica. Por isso, é necessário tomar atitudes urgentes para reverter o quadro em que o mundo se encontra hoje. Nesse cenário, o voluntariado ambiental tem se destacado e ganhado mais adeptos. De acordo com dados da ONU, divulgados em 2002, o Brasil é o terceiro no mundo em número de voluntariado.
A atividade no setor ambiental cresceu junto com as outras áreas. Esse tipo de trabalho voluntário, além de ajudar na preservação do meio, é importante para construir e fortalecer os valores de cidadania ambiental. Por isso, o número de voluntários no Brasil tem crescido junto com a urgência de salvar o planeta.
A Maracajá é uma instituição ambiental que busca produzir conhecimento científico sobre a fauna da Baixada Santista. Lá, toda a diretoria e conselho atuam de forma voluntária. Apesar disso, o instituto não conta com um programa específico para esse tipo de atividade.
Segundo o presidente do Instituto Macarajá, Márcio Motta, o que eles buscam em um candidato é alguém apto a trabalhar em uma instituição sem recursos financeiros, mas que produz seus projetos com eficicência e pés no chão. "Damos preferência para profissionais da área biológica, interessadas nos mamíferos. Além das competências e habilidades específicas, buscamos pessoas compromissadas, dedicadas e pró-ativas", contra. Além disso, existe a possibilidade de contratação dos voluntários.
O instituto não trabalha com a formação de educadores ambientais. Porém, todos os funcionários da Macarajá são considerados potenciais fontes de informação. Motta conta que um dos maiores desafios da instituição é transformar as informações passadas em conhecimento aplicado no dia a dia. "Quando há transformação de atitudes, acreditamos que o processo educativo está em funcionamento", afirma.
Além de ser importante para ajudar na preservação do planeta, o voluntariado ambiental ajuda o candidato a ter um enriquecimento pessoal e profissional. Foi lançado na Europa, em 2009, um novo modelo de currículo integrando o trabalho voluntário. Assim, é possível avaliar as características pessoais do candidato, como capacidade de entrega a uma causa, dinâmica e mobilidade, por exemplo. No Brasil, porém, a importância dada ao voluntariado realizado pelo candidato, ainda varia de acordo com a empresa.

Texto publicado por Lívia Carvalho. Entrevista - dezembro 2009

Marcella Martins

0 comentários:

Postar um comentário